Responsabilidade Social

Política do Grupo Iguaçu

O Grupo Iguaçu atua na fabricação e comercialização de café solúvel e derivados no mercado interno e externo, e o faz com preocupação para com o meio ambiente, controlando suas emissões atmosféricas, efluentes e resíduos e, os perigos e riscos ocupacionais físicos, químicos, ergonômicos e de acidentes decorrentes de suas atividades industriais.

A prática dos nossos valores de comprometimento, credibilidade, ética, excelência e responsabilidade com melhoria contínua do sistema de gestão, tem como objetivo:

  • Atendimento à legislação, às normas aplicáveis, aos requisitos subscritos;
  • Crescimento sustentado da Empresa;
  • Prevenção da poluição;
  • Qualidade e segurança dos produtos;
  • Rentabilidade;
  • Satisfação dos clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade e acionistas;
  • Segurança e saúde ocupacional.

Meio Ambiente

Descobrir maneiras de produzir café solúvel de qualidade, porém preservando o Meio Ambiente para as gerações atuais e futuras é a questão mais importante de nossa empresa nos dias de hoje.

Desde os anos 80 a Cia. Iguaçu vem se preocupando com a preservação ambiental, quando implantou a sua estação de tratamento de efluentes, desenvolvida através de know how próprio e em convênio com instituições especializadas.

Com a implantação da ISO 14001 a empresa sistematizou a sua gestão ambiental rumo à excelência, reduzindo emissões atmosféricas, melhorando o tratamento de efluente industrial e dando destinação correta do lixo industrial.

Dentre esses resultados destaca-se o primeiro lugar em 2005, outorgado pela Editora Expressão Ecologia, como o melhor programa de gestão ambiental entre as indústrias alimentícias da região Sul. Esse prêmio é reconhecido, pelo Ministério do Meio Ambiente, como o mais importante prêmio ambiental da região sul do Brasil.

Estação de Tratamento de Efluentes

A Cia. Iguaçu foi pioneira no Brasil no desenvolvimento de uma Estação de Tratamento de Efluentes de Café (ETE).

Ainda na década de 80. Hoje, nossa estação é considerada modelo, pois trata 100% do efluente industrial de nossa empresa, devolvendo ao meio ambiente água tratada com um alto padrão de limpeza.

Apesar deste padrão elevado, o constante monitoramento e aprimoramento em nossas instalações fazem com que tenhamos um processo de melhoria contínua em nossa ETE, buscando a excelência no tratamento de efluentes líquidos e o objetivo a médio prazo é o reaproveitamento total da água obtida com o tratamento.

Programa de redução de consumo de água industrial

Através deste programa já foi possível diminuir (até 2005) 32% o seu consumo, conseguindo, com esse feito, receber a outorga do prêmio melhor trabalho de “Economia de Água em Processos Industriais da Região Sul”, concedido pela Editora Expressão Ecológica.

Cafeicultores e a preservação do meio ambiente

O “Encontro com cafeicultores para a preservação do meio ambiente” é um programa ambiental criado pela Cia. Iguaçu visando sensibilizar os cafeicultores da região de Cornélio Procópio – PR, no que diz respeito à preservação do meio ambiente.
Através dele, são realizadas ações de conscientização utilizando-se materiais orientativos (panfletos, banners, cartilhas), visitas a propriedades rurais.

Veja na foto ao lado os participantes do 2º Encontro de Meio Ambiente com cafeicultores

pingo_d_agua

Programa de educação ambiental “Pingo d’ água”

Este projeto é uma parceria entre a Cia. Iguaçu e o COPATI – Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi, cujo programa atua junto às escolas da região, transmitindo aos jovens cidadãos da região banhada pelo Rio Tibagi, importante afluente do Rio Paranapanema, a responsabilidade pela preservação dos recursos ambientais.

Esta iniciativa classificou-se em 1º lugar no 11º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Educação Ambiental – ONGs, com o case ‘Programa de Educação Ambiental PINGO D´ÁGUA’.

Programas para colaboradores do Grupo Iguaçu

Programa saude bucal

O Programa Saúde Bucal da Cabefi (Caixa Beneficente dos Funcionários do Grupo Iguaçu) abrange todos os funcionários e dependentes com especial atenção ao atendimento odontológico

voltado à prevenção das crianças com idade entre 3 e 12 anos. Para esta faixa de idade, este programa recebe a denominação de Geração Sem Cárie e tem como objetivo a melhoria da saúde bucal, diminuindo a incidência de cárie, prevenindo a perda precoce de dentes e problemas ortodônticos. O Programa Geração Sem Cárie existe desde 1996.

Programa Gestante Feliz tem como objetivo a preparação e orientação à gestante para o parto e maternidade, além da promoção de uma maior conscientização sobre os aspectos que envolvem a gravidez. O programa que existe desde 2007 é destinado às colaboradoras e dependentes do Grupo Iguaçu.

Programa de Bem com a Vida (PPA) existe desde 1998 e tem como objetivo orientar os colaboradores aposentados pela Previdência Social que continuam em atividade e os aposentados já desligados da empresa, quanto aos aspectos gerais da aposentadoria (biológicos, psicológicos, sociais – individuais familiares e profissionais) e ainda, diagnosticar aqueles que têm pretensões de parar de trabalhar. O trabalho é realizado por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas da empresa

Responsabilidade Social

A Cia. Iguaçu, além do compromisso com o desenvolvimento, bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e suas famílias, pensa e colabora também com a comunidade em geral e algumas instituições.
Conheça abaixo algumas dessas que contam com o apoio da Cia. Iguaçu e saiba como a empresa colabora com cada uma delas:

Sociedade Beneficente Casa da Esperança

Apoiamos desde 2003, colaborando nos eventos organizados pela associação.
A Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê” é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada à assistência e amparo às pessoas com deficiência intelectual, que acolhe cerca de 80 adultos em sua sede, localizada em Itaquaquecetuba.
Site: www.kibonoie.org.br

Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono

Apoiamos desde 2003, colaborando nos eventos organizados pela associação.
A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono é uma entidade sem fins lucrativos, voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais, onde recebem orientações vivenciais e dedicam-se às atividades terapêuticas e produtivas. A sede fica em Itaquera (zona leste da Capital), onde são assistidas 80 pessoas homens e mulheres, na faixa etária de 22 a 60 anos.
Site: www.kodomonosono.org.br